Andando pelas ruas nesta época o que mais vemos são bandeiras do Brasil… No carro, nas casas, nas unhas, nos rostos… Mas, por que isso só acontece durante a Copa? A seleção brasileira de futebol é o único motivo que temos para nos orguhar do nosso país?

Eu acho, ou melhor, eu tenho certeza que não… que temos muito mais motivos para nos orgulhar do Brasil e mostrarmos mais a linda bandeira verde e amarela que temos… O que eu penso que acontece é que brasileiro adora reclamar e destacar os pontos negativos em vez de perceber e mostrar as coisas positivas que temos… Se apegam ao fato de Lula não ter estudo mas esquecem que ele fortaleceu a economia brasileira, por exemplo.

E algo mais, uma falta de atitude que considero extremamente infantil: Muitos brasileiros sentem orgulho, querem mostrar isso mas sofrem de um mal chamado “Vergonha”. E não é vergonha do país não. É vergonha de mostrar que não concorda com a massa reclamante. Vergonha de dizer “Eu não concordo, eu sinto orgulho do Brasil, eu amo o meu país!”. Vergonha de dizer isso, de se mostrar diferente e sofrer as consequências disso.

E é por isso que eu escrevo isto aqui… pra mostrar que sinto orgulho do meu país e pedir que aqueles que sentem o mesmo, deixem aqui comentários, mostrem isso àqueles pessimistas e seletivos que só enxergam aquilo que é ruim e fecha os olhos para as coisas boas do nosso Brasil, e que, após o término da Copa, mantenham a bandeira exposta, sustentem o orgulho de ser brasileiro e seja diferente da maioria…

Quem sabe assim este sentimento de que “estamos no mesmo barco”, comum em dias de jogo do Brasil, comum durante a Copa, perdure e as pessoas tratem uns aos outros como brasileiros, amigos e companheiros e a solidariedade seja maior que a competitividade diária, que aquele jeitinho de brasileiro de querer levar vantagem sempre…

É para este sentimento, esta união que o esporte traz, que eu sempre torço e espero que continue após cada Copa.

Abraço!

Brasil

Thiago Barrionuevo

da nossa pátria amada, chamada Brasil!!!



